quinta-feira, 17 de maio de 2012

A globalização e o multiculturalismo

P1 A globalização e o multiculturalismo favorecem, em conjunto, a socialização entre culturas.
JP1 A diversidade cultural sempre acompanhou a história da humanidade mas nos últimos anos tem se tornado cada vez mais marcante. A globalização e o multiculturalismo têm se acompanhado nos últimos anos, o avanço das tecnologia, a circulação intensificada de informações, bens e força de trabalho e a facilidade de viajar, torna-se indispensável garantir uma interacção harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais assim como a sua vontade de conviver. 

P2 A socialização entre culturas promove a identidade cultural individual.
JP2 A interacção de culturas permite o respeito e livre arbítrio entre culturas. Cada individual deve expressar-se na língua que deseja, principalmente na sua língua materna, deve ter o direito a uma educação e formação que respeite a sua identidade cultural. O conhecimento desta realidade incentiva a vontade de conhecer e dar a conhecer a identidade cultural de cada individual. 

P3 A nível cultural, verifica-se uma maior facilidade em dar a conhecer culturas minoritárias. 
JP3 Existe uma promoção da interacção e fusão cultural o que pode ser confundido com uma homogeneização de culturas porém cria uma maior facilidade de expandir o conhecimento de culturas minoritárias.


P4 Conhecimento de uma maior variedade de culturas, facilita a interação entre membros de culturas distintas.
JP4 É com o conhecimento de outras culturas que se sabe o que se fala, o que se pode ou não dizer, os rituais, o que se come, o que é aceite ou ofensivo, etc. Sabendo estes pequenos factos e regras de culturas muito distintas, é um passo muito à frente no que diz respeito a saber interagir e lidar com a distinção.


C Logo, a globalização e o multiculturalismo em conjunto promovem o respeito entre culturas

Sem comentários:

Enviar um comentário