quinta-feira, 15 de março de 2012

O que é o multiculturalismo?

Multiculturalismo é a coexistência de várias culturas no mesmo país, cidade ou região. Uma política multiculturalista procura a resistência à homogeneidade cultural, o que submete outras culturas à dependência e particularismos.  Esta diversidade de culturas também é visto por muitos como uma ameaça à identidade de um país, provocando em alguns países, intolerância, desprezo e indiferença. Apesar destas desvantagens, existem também benefícios como novas oportunidades e pode ser visto como uma fonte de abertura de novas possibilidades.

Apesar das novas possibilidades fornecidas pelo multiculturalismo, há mais desvantagens que comprometem a integração das culturas e não promovem respeito entre culturas.

Se não é o multiculturalismo que promove o respeito, existe um outro conceito que é o cosmopolita. Uma pessoa cosmopolita é uma pessoa do mundo. Não se vê como cidadão representante de uma nação mas sim como representante de si próprio e afirmam-se como cidadãos do mundo. Visto este conceito, é muito mais claro que um país ou região cultivadora de uma visão cosmopolita promova respeito entre culturas porque cada cidadão cosmopolita não sente as mesmas ameaças à sua cultura que sente um cidadão "multiculturalista".

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Eu to lendo só agora, em 2016 mas adorei um pouco

    ResponderEliminar
  3. De que modo é que a presença de comunidades imigrantes em Portugal, veio trazer novas tendências em termos de expressão cultural e artística ?

    ResponderEliminar